sexta-feira, 13 de maio de 2011

O boom da música cristã contemporânea no Brasil (a.k.a. música gospel)

Nos últimos anos quem é de fora de ambientes eclesiásticos está presenciando uma invasão como nunca antes vista nos meios ditos seculares.

Músicas como "Faz um milagre em mim" de Regis Danese alcançando o topo em várias rádios, tendo inúmeras versões cantadas por artistas consagrados no meio secular, se consolidando como um dos sucessos de 2010. Instrumentistas como Juninho Afram são endorsados por conhecidas marcas de guitarra. Grupos como Diante do Trono (da Igreja Batista da Lagoinha) com espaço especial no horário da tarde dos programas dominicais da Tv Globo.

Certamente isto já é um reflexo de uma mudança no contexto religioso brasileiro na última década, que presenciou um crescimento expressivo dos evangélicos, mais precisamente os neopentecostais. Com mensagens e propostas que alcançaram as necessidades de várias classes sociais, estas vertentes tiveram um grande crescimento nos últimos anos, fazendo assim, com que crie este reflexo também dentro do mercado, que nota demanda de produtos que façam identificação com o nicho evangélico, e a música é o principal referencial. Levando-se em conta que muitas denominações evangélicas estimulam (e em alguns casos, determinam) o fiel a escutar apenas músicas que façam menção direta à sua crença, cria-se um espaço no mercado em que várias gravadoras que não tinham ligação com nenhuma igreja passam a ver como um potencial a ser explorado.

Enfim, depois de fazer umas pesquisas sobre cenas underground na rede, resolvi explorar este lado também, que a meu ver vive um momento interessante. É um assunto desafiador. Principalmente para mim, que desde pequeno viu este meio se desenvolver e chegar onde chegou, devido ao fato de sempre ter tido alguma relação com denominações religiosas. Para quem não sabe, sou cristão, protestante, de tradição batista, e fazer uma análise desta situação sem tocar profundamente na parte teológica (que é algo também que gera bastante assunto) é um desafio que está tornando algo bem interessante.

Este post foi mais pra inaugurar uma série, que já já começará com uma entrevista :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário