Gerd Leonhard, autor de "The Future of Music" e "Music 2.0", gravou um podcast curto, mas interessante sobre princípios para a indústria adotar dentro destas mudanças que a internet proporcionou. É bem bacana, principalmente para quem não conhece os seus textos.
Bem, os três princípios descritos por ele são: Freemium, Following e Flat Rate.
O primeiro consiste em prover algo que não é de alto custo para o artista, mas de grande valor para o fã, atraindo assim a audiência e cativando mais ouvintes.
O segundo é exatamente o inverso da maneira tradicional de divulgação. Esquecer aquele spam maroto jogando informação a todo momento e toda hora, e sim permitir que o público te acompanhe através de várias ferramentas - Twitter e Facebook estão aí pra essas coisas.
Já o terceiro, flat rate, seria uma tarifa fixa para acesso em dispositivos móveis, o que viabilizaria para muitos usuários acesso real a toda parte. Mas esta é a mais complexa, afinal não depende só de nós, né? (:
Para ouvir e ler sobre o assunto, o link (em inglês) é este aqui .
E perdão caso haja qualquer equívoco de tradução/interpretação.
A meu ver, o terceiro item, apesar de não depender de nós, é algo que já está se tornando realidade aos poucos, porém ainda existirá (pelo menos por aqui) a questão da qualidade de conexão, que se nas conexões banda larga já é sofrível para muitos, imagine em telefonia móvel...
O Freemium é importante, mas de nada adiantará se não for muito bem executado e planejado.
Agora, o segundo creio ser muito forte. Interagir, trocar idéias com o público, compartilhar coisas novas, e de uma forma não invasiva trarão frutos bem legais. Só não dar uma de Xuxa por aí, né? =P
Nenhum comentário:
Postar um comentário