Não é novidade para ninguém que o Oriente Médio há um bom tempo é uma verdadeira bomba – disputas de território, disputas de crenças, e disputas étnicas acontecendo a todo momento entre árabes e judeus.
Diferenças religiosas, étnicas, políticas. Diferenças que criam abismos gigantescos entre os dois povos. Agora imagine alguém superar (ou chegar muito próximo disto) estas diferenças e conseguir se aproximar de um diálogo, através da música?
Pois bem, em Israel há uma banda – Orphaned Land - que une o metal a ritmos do oriente médio, o que foi chamado por alguns como “Oriental Metal”. Através de discos conceituais, eles enfocam sempre em temas como coexistência e paz entre diferentes crenças.
Pois bem, e a música, com todas estas peculiaridades, ultrapassou as barreiras locais e chegou até o meio árabe, conquistando muitos fãs, que assim criaram um fenômeno – árabes fãs de uma banda israelense. Mas mesmo assim, devido à origem da banda, e por detalhes particulares de cada local, vários países do meio árabe não permitem a venda do disco dos israelenses.
Logo, eles tiveram uma idéia – disponibilizar o último álbum (The Never Ending Way Of OrwarriOR) para download onde a venda do álbum estiver proibida. Eles fizeram isto através desta página (http://www.metalarmyinternational.com/), onde também encontra-se um comunicado muito bonito acerca da situação (tradução abaixo, se tiver qualquer erro, me avise, please rs).
Fãs Libaneses e Israelenses juntos - (fonte - Orphaned Disciples)
Que a música, aliada às redes, sempre possa proporcionar um diálogo sadio entre lados outrora rivais.
Por anos aprendi a odiar muçulmanos e me contavam o quanto eles me odiavam e odiavam minha nação. Eu estava certo que israelenses e árabes, judeus e muçulmanos jamais poderiam viver em paz. Mas então algo aconteceu, um pequeno movimento surgiu da música que me ensinou mais que qualquer professor, guru, rabino ou sheik poderia ensinar, que é a música da minha banda: Orphaned Land.
Eu sei que um torcedor do Barcelona nunca torcerá para o Real Madrid. Então como muçulmanos acompanhariam a minha banda israelense? A resposta é simples; o poder da música que une pessoas. Música tem o poder de derrubar muros. Até os piores inimigos podem encontrar uma música que ambos gostem, e logo ali, no momento em que eles acham algo em comum, abrem uma porta para diálogo, onde nós entendemos que todos somos um, que todos somos pessoas com mesmas esperanças e medos.
Nós consideramos vocês, fãs muçulmanos, os fãs mais corajosos o mundo. Vocês que são verdadeiramente 'underground'. Sabemos o quão difícil ser um headbanger no oriente médio. Gostaríamos que vocês soubessem que nós, como pioneiros do metal do oriente médio, estamos fazendo o melhor que podemos para ser sua voz também. Estamos fazendo sem entrar em política, que nos dividiu por eras. Eu já sei que música pode unir pessoas desde que eu vi quantos fãs temos no meio muçulmano,mesmo com o fato de sermos israelenses.
Eu sei que todas as guerras e outras coisas sem sentido que colocaram nas nossas cabeças não são nada além de mentiras. Eu sei disto porque conseguimos revelar, e nós não somos políticos, nós somos somente uma banda de heavy metal. Políticos irão somente nos tornar como nossos líderes, que falham sempre. Enquanto vocês e nós, os 'pequenos' conseguirmos, teremos nosso diálogo.
Nossa música é banida em seus países. Não podemos ir nos apresentar a vocês. Porém isto nunca quebrará a união da música e amizade que existe entre nós. Eu vejo vocês, nossos fãs, como um milagre. Vocês nos dão inspiração para continuar o quão longe e forte pudermos.
Por isso, encontramos uma maneira de fazer nosso último álbum disponível em seus países – GRATUITAMENTE! - esperamos que vocês curtam e espalhem.
Nossas bandeiras podem ter diferentes símbolos e cores, mas no fundo dos nossos corações brilha a mesma bandeira – a bandeira da paz, amizade e fraternidade – Não esqueça jamais disto. É a nossa tarefa como “Disciples of the sacred oath” (Discípulos do juramento sagrado)
Com amor, paix, Salam & Shalom,
Kobi Farhi, em nome de todos os membros da Orphaned Land.Para quem não conhece o som da banda, abaixo o clip de Sapari - música do último disco:
